A tristeza de David A. Aaker!
Acabei de folhear e reler partes de um dos livros que tenho
do David A. Aaker. Hoje, especialmente hoje, eu estava precisando de um pouco
de teoria...só para não emburrecer com tanta prática. Foi ótimo rever alguns
conceitos, sobretudo para não esquecer das minhas crenças a respeito do tema “MARCA”.
Mas foi, essencialmente, importante para que eu relembrasse de algo, que já
sabia, mas que, por algum motivo, estava latente, que é o seguinte: as empresas
estão repletas de pessoas e todas elas entendem de Marketing, assim como
entendem de futebol e de política, e sabem da sua real importância. E mais,
sabem, acima de tudo, qual é o seu objetivo. O Marketing não visa fazer com que
os clientes comprem aquilo que não precisam, mas sim satisfazer as necessidades
e desejos de cada um deles. Sendo assim, como todos entendem do riscado, é
claro que se preocupam em satisfazer esses desejos de forma plena e constante.
Ou seja, sem sombra de dúvida, toda a proposta de valor de uma marca é concebida
em cima da promessa, que as organizações fazem aos seus clientes, de satisfazer,
plenamente e constantemente, suas necessidades. E qual a empresa que não faz
isso, né?
Alguma faz? Qual?
ResponderExcluirImpressionante como as empresas (seus colaboradores) perdem o foco e a direção mais básica de todas as "regras" empresariais, é o óbvio do óbvio perdido pela necessidade que as pessoas têm de se mostrarem inteligentes e brilhantes:
"a única razão de existir, de qualquer empresa, são os seus clientes, todo o restante são consequências dessa regra!"
Existe lucro sem clientes? Existem cargos sem clientes? Existe Presidente sem clientes? Existe marketing sem clientes?
A simplicidade é sofisticadamente complexa!
Forte abraço!
Martini.